A importância do fisioterapeuta respiratório na reabilitação pulmonar - Physical Care "\r\n

Notícias

Leia algumas matérias sobre apneia, ronco e distúrbios do sono

A importância do fisioterapeuta respiratório na reabilitação pulmonar

Tão importante quanto cada um dos nossos aparelhos, os fisioterapeutas respiratórios são fundamentais para o tratamento e recuperação pulmonar.

 

Você que acompanha o blog da Physical Care, certamente já notou a importância de um bom tratamento respiratório, além de saber que as doenças crônicas que interferem na respiração são mais comuns do que você imagina. Em nosso blog, falamos sobre diferentes tipos de doenças crônicas pulmonares em épocas do ano, faixa etária e tipos de pessoas distintas. Porém, por trás de toda recuperação respiratória, há a figura explícita de um fisioterapeuta respiratório.

Diferentemente do que muitos pensam, os tratamentos adequados de reabilitação pulmonar não competem apenas aos nossos aparelhos, mas são agregados a um fisioterapeuta respiratório, profissional capacitado e específico a cada tipo de problema relacionado a respiração dos nossos clientes.

 

Não é qualquer fisioterapeuta, é o fisioterapeuta respiratório

 

Por uma questão de desinformação, muitas pessoas cometem o erro de achar que o fisioterapeuta é um profissional uniforme, ou seja, capacitado para atuar em todos os tipos de problemas. Entretanto, o fisioterapeuta é um profissional da saúde, e como todo profissional da saúde as áreas de especialização são distintas. Há uma grande diferença entre o fisioterapeuta que é especialista em recuperação motora (que é o primeiro que vem à nossa mente) em relação ao fisioterapeuta respiratório, especializado em reabilitação pulmonar.

Diferentemente dos fisioterapeutas que trabalham com a reconstrução dos movimentos, o fisioterapeuta respiratório é especializado em pneumologia e cardiologia, eles trabalham diretamente com as vias aéreas, para tratar e prevenir complicações relacionadas a respiração.

 

O que o fisioterapeuta respiratório faz

 

Cada tratamento de reabilitação pulmonar pede um profissional diferente. No caso do suporte às doenças crônicas, os fisioterapeutas respiratórios são os responsáveis pela estabilização e o tratamento dos problemas pulmonares, controlando as vias aéreas do paciente. Já no caso da prevenção, os fisioterapeutas respiratórios trabalham como uma espécie de educadores da respiração, instruindo os pacientes como lidar com os seus problemas respiratórios crônicos.

 

Os fisioterapeutas respiratórios se dividem em especialidades de tratamentos de determinadas doenças, como as voltadas a complicações pulmonares ou até mesmo cardiorrespiratórias. A área pediátrica também possui um fisioterapeuta respiratório específico.

 

A importância do fisioterapeuta respiratório

A grande importância do fisioterapeuta respiratório está no tratamento do paciente que contém doenças crônicas relacionadas ao sistema pulmonar e cardiorrespiratório, por meio de técnicas e tratamentos específicos a determinadas doenças crônicas.

Na Physical Care, possuímos diversos fisioterapeutas respiratórios e, além do mais, temos o diferencial de termos especialistas em cada tipo de problema. Ainda temos a disposição de realizar o tratamento em domicílio, caso seja a preferência dos nossos pacientes.



Assine nossa newsletter Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor