Apneia do sono e fisioterapia respiratória: entenda as diferenças - Physical Care

Notícias

Leia algumas matérias sobre apneia, ronco e distúrbios do sono

Apneia do sono e fisioterapia respiratória: entenda as diferenças

Tanto a fisioterapia respiratória, quanto a apneia do sono, possuem uma grande similaridade, têm interferência direta na respiração humana. Enquanto a apneia do sono é um distúrbio que gera paradas respiratórias durante a noite, a fisioterapia respiratória é um recurso fisioterápico que visa o tratamento e a prevenção de doenças que atacam diretamente a respiração.

Numa relação fator e tratamento, a apneia do sono é uma doença que afeta diretamente a respiração do indivíduo que sofre com tal problema, já a fisioterapia respiratória é a consequência que levará o indivíduo que possui determinada doenças respiratórias a buscar justamente o tratamento. Contudo, as semelhanças entre apneia do sono e fisioterapia respiratória acabam por aí, até porque o processo de recuperação é exatamente diferente. E são dessas diferenças que abordaremos neste artigo.

Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória é um recurso utilizado para que pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquite, bronquiolite, entre outras, tenha um melhor aporte de oxigênio, liberando as vias respiratórias afetadas por acúmulos de secreções e mucos. Em muitos casos, o ambiente em que os pacientes passam a maior parte do tempo é preponderante para o dimensionamento das doenças, cabendo ao processo de tratamento ter, também, uma atenção ambiental, promovendo a umidificação do local, por exemplo.

Diferentemente da apneia do sono, que é uma doença que afeta o sistema respiratório, a fisioterapia respiratória é justamente aquela que vai combater alguns problemas crônicos, a maioria deles muito conhecidos, por sinal. Agora, se algumas pessoas vão para o hospital em decorrência de doenças levadas pela apneia do sono, ninguém vai para o hospital com sintomas de fisioterapia respiratória. E está aí a grande diferença: enquanto a apneia do sono é uma doença, a fisioterapia respiratória é um tratamento.

Apneia do sono

A relação tratamento e doença é a grande diferença entre fisioterapia respiratória e apneia do sono, como abordamos acima. Entretanto, muitas pessoas acreditam que esses dois conceitos se relacionam entre si de forma prática, apenas porque ambos são termos dissidentes de fatores respiratórios. Contudo, é importante frisar que enquanto a apneia do sono é uma doença que ataca as vias aéreas de forma muito perigosa, gerando parada respiratória e reação fatal em casos mais graves, a fisioterapia respiratória é um tratamento direto contra doenças crônicas de cunho respiratório.

A fisioterapia respiratória não trata as doenças aéreas afetadas pela apneia do sono, os tipos de doenças que a fisioterapia respiratória trata são diferentes das afetadas pela apneia do sono, logo, o tratamento também, e está aí outra grande diferença.

Embora seja uma doença crônica, assim como as citadas acima como bronquite e asma, por exemplo, a apneia do sono tem como peculiaridade a manifestação durante o sono, o que agrava a obstrução das vias aéreas, podendo tornar a parada respiratória irreversível. Muito embora, haja semelhança no tratamento, já que em ambos o foco está na obstrução das vias aéreas, a fisioterapia respiratória cuida do tratamento e prevenção de doenças crônicas, já o tratamento de combate à apneia do sono está focado em manter o sistema respiratório fluindo corretamente durante o período de hibernação.

 

Tratamentos

Seja na fisioterapia respiratória ou em tratamentos contra a apneia do sono, aparelhos tecnológicos de primeira geração estão auxiliando no processo de recuperação. É o caso, por exemplo, do CPAP, uma máscara que emana pressão contínua de oxigênio durante a noite de sono, auxiliando no tratamento de pessoas com apneia do sono. Já no caso da fisioterapia respiratória, diversos aparelhos são braço-direito no tratamento contra doenças respiratórias de fator crônico. Entre esses aparelhos, estão os concentradores de oxigênio, umidificadores de ar, entre outros.

Diferentemente do que muitos acham, seja o tratamento contra apneia do sono ou a própria fisioterapia respiratória, podem ser feitos tanto em ambiente hospitalar, quanto em domicílio. Para auxiliar em ambos os processos de tratamento, a Physical Care dispõe do aluguel de equipamentos e toda a disposição necessária na recuperação dos nossos pacientes por meio do tratamento necessário.



Assine nossa newsletter Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor