"\r\n

Distúrbios do Sono

Tratamentos para os distúrbios respiratórios.

A atenção ao paciente portador de distúrbios do sono é realizada por uma equipe multiprofissional, onde estão presentes médicos, técnicos em polissonografia, fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, nutricionista e educador físico.

Cada vez mais percebe-se como é grande a contribuição que o fisioterapeuta pode dar a esta área, pois ele é um profissional com profundo conhecimento em anatomia, fisiologia e fisiopatologia dos diversos sistemas fisiológicos, em especial o sistema cardiorespiratório, além do domínio na área do suporte ventilatório não invasivo. O fisioterapeuta pode atuar em distúrbios como bruxismo, síndrome das pernas inquietas, na postura do sono, na higiene do sono e até utilizar conhecimento em distúrbios para tratamento de fibromiálgicos.

O Fisioterapeuta do Sono atua nos distúrbios do sono que afetam até um terço da população adulta, e a síndrome da apnéia obstrutiva (SAOS) corresponde a 70% dos atendimentos.

No tratamento dos pacientes com apneia do sono, os fisioterapeutas da Physical Care são totalmente capacitados para interpretar a polissonografia e seu laudo, auxiliam na escolha do equipamento e da máscara (experimentando diversos tipos de máscaras, em local a simular o momento de dormir) e fazem a calibração de pressão ou pressões em cmH2O do CPAP ou BIPAP de forma eficaz, da rampa de pressão (de 0 a 45 ou 60 minutos) que pode ser ativada para proporcionar maior conforto respiratório pois a pressão inicia-se mais baixa do que a determinada na polissonografia e em minutos atinge a pressão ideal de modo que o paciente adapte-se gradativamente com a pressão e quando a melhor pressão for atingida provavelmente a pessoa já deva estar adormecida; quando necessário realiza a programação do alívio de pressão expiratória (APE e C-Flex) e monitoriza o uso do CPAP e BIPAP através da leitura do cartão de memória (SmartCard, ResCan e Encore Pro) e feedback do paciente.

Proporcionando melhor adesão ao tratamento médico pois trata de forma única e exclusiva cada paciente, além do acompanhamento do aparelho, além de também poder aplicar o exame de poligrafia respiratória via polígrafo (Stardust, Embla) e polissonografia (PDX e Alice).

Indicamos o uso do travesseiro viscoelástico Cpap Comfort com tecnologia projetada para melhor posicionamento do pescoço e cabeça quando do uso de máscaras nasais, máscaras faciais (oronasais) e máscaras de almofadas nasais (pillow ou swift).

Os fisioterapeutas também podem atuar em escolas, com a higiene do sono, mostrando qual o horário de estudo mais adequado para cada faixa etária e adaptando o ambiente de estudo dos alunos. Já empresas com grande número de trabalhadores noturnos, como caminhoneiros, têm procurado esses profissionais. Neste caso os fisioterapeutas atuam no esclarecimento de práticas e hábitos que podem evitar acidentes de trabalho e problemas de saúde e indicam exercícios e atividades que melhoram o sono.

Fonoaudiólogos para tratamento de apnéia:
As pessoas que apresentam apneia obstrutiva do sono não têm um sono reparador, na maioria dos casos. Ronco alto e frequente, sonolência diurna, irritabilidade, dor de cabeça pela manhã, depressão, alterações respiratórias, déficts de memória e atenção, são exemplos dos achados clínicos nas pessoas que apresentam apneia do sono.

As pessoas que apresentam essa interrupçao respiratória devem fazer uma avaliação detalhada e se indicado, existe a terapia fonoaudiológica miofuncional que são exercícios de motricidade muscular oral com ênfase na musculatura da região orofaríngea, com objetivo de melhorar o tônus dessas musculaturas e evitar as obstruções de via aérea superior, específicas a cada caso.



Assine nossa newsletter Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor