Como a fisioterapia neurológica ajuda na recuperação cognitiva? - Physical Care "\r\n

Notícias

Leia algumas matérias sobre apneia, ronco e distúrbios do sono

Como a fisioterapia neurológica ajuda na recuperação cognitiva?

fisioterapia neurologica

 

A fisioterapia neurológica atrelada a tecnologia, são fundamentais para a recuperação da capacidade cognitiva de pessoas atingidas por doenças neurológicas.

 

A fisioterapia neurológica atrelada a tecnologia, são fundamentais para a recuperação da capacidade cognitiva de pessoas atingidas por doenças neurológicas

Você certamente já ouviu falar sobre doenças como o mal de parkinson, o derrame cerebral e a esclerose múltipla. Algo que todas essas doenças têm em comum é a forma de tratamento através da fisioterapia neurológica. Os problemas neurológicos afetam diretamente a capacidade cognitiva do ser humano. Justamente por se tratar de doenças que afetam o sistema nervoso, todo o corpo responde aos distúrbios.

Para termos ideia da importância do tratamento adequado em situações de doenças neurológicas, é só imaginar como o nosso corpo, como um todo, reage ao impacto de uma pancada, seja ela em qual parte do corpo for. Isso porque toda a capacidade humana está diretamente ligada ao nosso cérebro.

 

A fisioterapia neurológica

 

O primeiro passo da fisioterapia neurológica é fazer uma avaliação do paciente para descobrir a fundo onde está o seu problema. Essa avaliação será feita através de profissionais competentes que promoverão estudos específicos, que relacionará os sintomas com o histórico pessoal e genético da pessoa – até porque o leque de doenças que acampam a categoria neurológica é muito extenso e a eficácia no tratamento difere-se entre elas, por isso mesmo a maior precisão no diagnóstico, levará para um tratamento igualmente preciso.

 

Paciente diagnosticado, o passo seguinte é justamente o tratamento, que busca a recuperação de funções básicas humanas como a coordenação motora, a força e o equilíbrio do paciente. Essas capacidades podem ser perdidas devido algum trauma sofrido, por alguma doença degenerativa ou por alguma condição genética. Lembrando que para cada exemplo de doenças neurológicas, existem milhares de tratamentos diferentes e específicos.

 

Doenças que podem ser tratadas com a fisioterapia neurológicas

 

As doenças geradas a partir do sistema nervoso mais conhecidas são: Acidente Vascular Cerebral (AVC); Mal de Parkinson; Esclerose Múltipla; Paralisia Cerebral; Traumatismo Craniano.

De modo amplo, essas doenças possuem sintomas como a falta de equilíbrio, o que pode acarretar em quedas frequentes, alteração nas posturas, lentidão nos movimentos e rigidez muscular. Entretanto, cada doença tem a sua particularidade, o que influencia diretamente no seu tratamento. Por exemplo, o mal de parkinson não apresenta alterações muito grandes na feição da pessoa, como apresenta o derrame, mas acarreta na capacidade motora devido aos tremores nas mãos. Contudo, em ambas as doenças há falta de equilíbrio e a segurança em atividades práticas do cotidiano ficam comprometidas.

 

Tipos de fisioterapia respiratória

 

A fisioterapia respiratória pode ser feita em pacientes de qualquer idade, seja crianças, adolescentes, adultos de meia idade ou idosos. A única diferença é a forma com que o tratamento é aplicado. A neuropediatria, que é o campo da medicina fisioterápica que trata diretamente de crianças com meses de vida até 12 anos de idade, geralmente trata de síndromes e disfunções congênitas, ou seja, que está presente desde o nascimento. Nesses casos, os tratamentos visam o estimulo da capacidade neurológica da criança que foi retardada pela anomalia.

 

Já o tratamento adulto, geralmente parte de algum acontecimento que levou à doença neurológica, o famoso trauma. Seja uma queda de moto, uma contusão esportiva, no trabalho etc, a principal função da fisioterapia neurológica nesses casos é a recuperação da capacidade cognitiva outrora existente naquela pessoa.

 

Tratamentos que fazem parte da fisioterapia neurológica

Os tratamentos contra doenças neurológicas têm como objetivo prevenir qualquer tipo de deformidade, melhorar as capacidades cognitivas, estimular as capacidades do cotidiano, retomar os movimentos, dentre muitos outros fatores. Por muito tempo foram utilizados métodos tradicionais para tratamentos de doenças neurológicas, como a cinesioterapia e a mecanoterapia, que tratavam as disfunções relativas a doenças de cunho nervoso em conjunto com doenças de cunho ortopédico.

Hoje em dia, possuímos exercícios específicos para esses tipos de doença. Além do mais, com a combinação do avanço da fisioterapia neurológica e da tecnologia, possuímos equipamentos tecnológicos capazes de auxiliar no tratamento de recuperação neurológica. Aparelhos como o BIPBAP Stellar, o BIPBAP A30, o VPAP Adapt, o Cought Assist e o Trilogy são fundamentais para o ganho respiratório, afetado pelas anomalias neurológicas, como as lesões em vias nasais, por exemplo.

A Physical Care possui todos esses equipamentos e tem o total interesse no seu tratamento através da fisioterapia respiratória. Entre em contato conosco para conhecermos o seu diagnóstico e, assim, auxiliar na sua pronta recuperação.



Assine nossa newsletter Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor