Como funciona a fisioterapia respiratória pediátrica? - Physical Care "\r\n

Notícias

Leia algumas matérias sobre apneia, ronco e distúrbios do sono

Como funciona a fisioterapia respiratória pediátrica?

A fisioterapia respiratória pediátrica auxilia na recuperação de crianças que possuem bronquite, pneumonia, dentre outras doenças de respiração.

 

Doenças como bronquite, bronquiolite, pneumonia, asma, dentre muitas outras de trato respiratório, são bastante comuns em crianças. Mesmo em busca da reabilitação respiratória de seus filhos, netos, sobrinhos etc, muitos pais, avós, tios e responsáveis ainda não conhecem o processo de fisioterapia respiratória pediátrica.

 

Para termos noção do problema que são as doenças respiratórias em crianças, observamos dados fornecidos pelo Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, localizado no centro da cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira. Só nos dois primeiros meses de 2018, foram cerca de 7 mil atendimentos no hospital, sendo que nesses atendimentos, 275 casos foram de bronquiolite, doença respiratória comum em crianças no Brasil.

 

Para mudar essa realidade, a fisioterapia respiratória pediátrica é um hábito de reabilitação de problemas no sistema respiratório em crianças bastante eficaz, já que a sua forma de tratamento é diferenciada da fisioterapia respiratória em adultos, além de poder ser feita tanto em clínicas especializadas como em domicílio.

 

Motivos para a aplicação da fisioterapia respiratória pediátrica:

 

As crianças são mais vulneráveis a doenças no sistema respiratório devido as vias áreas serem menores e menos desenvolvidas do que a de um adulto. Por isso, a fisioterapia respiratória pediátrica é tão importante para os pequenos.

Muitos são os fatores que acarretam em doenças respiratórias infantis, tais quais questões genéticas, climáticas e do ar – como a poluição e a umidade relativa. Com essas infecções, a fisioterapia respiratória pediátrica entra para remover as secreções, como muco e catarro, além de auxiliar na oxigenação pulmonar, gerando conforto na respiração das crianças.

 

Objetivos da fisioterapia respiratória pediátrica:

 

O principal objetivo da fisioterapia respiratória infantil é a recuperar as crianças de problemas em suas vias de respiração, como pulmões, brônquios e narinas. Na prática, a reabilitação respiratória nas crianças está na eliminação de secreções pulmonares, a tranquilidade na respiração dos pequeninos, redução na falta de ar, incômodos no corpo e perda de apetite, além da prevenção de complicações respiratórias, bem como futuras internações, aumentando a força muscular e acelerando a recuperação de doenças respiratórias.

 

Como é feita a fisioterapia respiratória pediátrica:

 

Antes da primeira sessão, é importante que os responsáveis pela criança a leve para fazer uma bateria de exames, independentemente do fato que no primeiro contato com a fisioterapia respiratória pediátrica ela será avaliada por profissionais capacitados. Isso acontece, porque o resultado dos exames complementam as informações da clínica.

Após todas as avaliações, a fisioterapia pode ser feita de duas formas: diretamente por fisioterapeutas que trabalharão o tórax da criança ou por aparelhos que buscam a melhoria da respiração do paciente. Em algumas situações, a criança não consegue tossir ou eliminar as secreções do pulmão. Nessas condições, existe um desconforto no tratamento que não chega a machuca-la, mas a introdução da sonda nasotraqueal para a aspiração das vias aéreas gera um desconforto de cerca de 15 segundos, que é compensado pelo alívio respiratório praticamente instantâneo após as vias nasais serem aspiradas.

 

Benefícios da fisioterapia respiratória pediátrica:

 

Sabemos o quão difícil é, tanto para a criança, quanto para os responsáveis, a internação hospitalar. A fisioterapia respiratória pediátrica vem justamente nessa contramão, podendo ser feita em domicílio. E mesmo nos casos de tratamentos em clínicas especializadas, o transtorno é muito menor do que uma internação, já que a fisioterapia respiratória é um tratamento preventivo. Além do que a fisioterapia também serve como melhoria de desconfortos, ou seja, a sua importância vai além da recuperação, mas funciona também como prevenção de problemas respiratórios em crianças.

 

A Physical Care possui aparelhos especializados em tratamentos de fisioterapia respiratória pediátrica, além de profissionais capacitados nesses tratamentos. Conheça os nossos serviços e busque a condição mais adequada para o tratamento da sua criança. Entre em contato.

 

 



Assine nossa newsletter Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor