"\r\n

Notícias

Leia algumas matérias sobre apneia, ronco e distúrbios do sono

Smartphones seriam os vilões em distúrbios do sono

smartphone

Larissa Ximenes – Paul Gringas, doutor no Hospital para crianças Evelina, em Londres, tem feito uma pesquisa especialmente relacionada a medicina do sono e distúrbios neurológicos e para isso realizou um estudo sobre o efeito do uso de smartphones e tablets na hora de dormir. Para o doutor, o resultado é que esses aparelhos deveriam ter um modo de dormir automático, pois eles podem acabar sendo os vilões da insônia.

Segundo Paul, todo modelo de smartphone conta com uma luz azul mais brilhante, e que já foi provado cientificamente que a exposição a esse azul pode afetar no ciclo do sono dos usuários e mante-los acordados mais tempo do que o necessário.

O fato já é conhecido há algum tempo, tanto que o Android conta com alguns aplicativos de terceiros que prometem diminuir a temperatura de cor da tela e do azul durante a noite e até a própria Google adicionou um modo “noturno” ao novo Android 6.0 Marshmallow que muda o fundo da tela para uma cor mais escura, porém não filtra a luz azul, que é o centro do problema.

A grande vilã do sono, a luz azul, é responsável por diminuir a produção do hormônio melatonina, responsável por regular nosso ciclo de sono. Ela é ótima para o dia a dia, porém pode ser prejudicial a noite, segundo Paul.

Atualmente alguns aplicativos de terceiros prometem ajudar com isso, como o Twilight, porém o problema é que ele não é muito popular, não é compatível com todos os modelos de smartphones e nem para modelos mais baratos e acessíveis. A Apple não conta com nenhum aplicativo do tipo em sua loja virtual. Resta saber se as fabricantes vão tomar alguma providencia a respeito do apelo do médico.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mobile-xpert/smartphones-seriam-os-vil%C3%B5es-em-dist%C3%BArbios-do-sono-214719715.html

Assine nossa newsletter Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor